sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Burrocracia internética


Tentando aumentar a audiência desta página, pedi sugestões a alguns amigos. Alguns sugeriram colocar o endereço do blog na minha assinatura de e-mail, outros deram idéias old school como fazer camisetas com o endereço desta página...mas mais de uma pessoa disse "se cadastra num indexador ".

Achei estranho que em pleno 2008 um indexador exija que o usuário cadastre o próprio site, mas resolvi saber mais sobre o assunto. Perguntei a mais alguns amigos por qual indexador deveria começar, e a maioria deles me falou de uma página brasileira chamada BlogBlogs.

Mesmo achando o nome de uma estupidez ímpar, decidi ver como a página funcionava. Acessei a página de cadastro, topei com um formulário pedindo nome, e-mail, endereço dos meus blogs, link do RSS, descrição do conteúdo...e depois de tudo te mandam inserir determinado código HTML no seu blog para "poderem indexá-lo".

Porra, que marcação de território é essa?! O que vem depois, vão exigir que eu faça propaganda deles ou que escreva sobre o que eles mandarem escrever?!

Essa situação toda me fez lembrar de outros exemplos da burocracia estúpida que atrasa nossas vidas. De todos os formulários, documentos e autorizações inúteis que somos forçados a preencher. Do tempo perdido em filas. Das centrais de atendimento que nos deixam esperando por horas, e dos atendentes que "acidentalmente" derrubam a linha depois de toda a espera. Da central de cartão de crédito que exige o aval da bandeira para liberar uma compra, e de como este aval não pode ser dado até que eu receba o aval da central do cartão.

Claro que eu não coloquei o tal código no meu blog. Abandonei o cadastro pela metade, e pelo que me disseram o Vã Filosofia nem aparece nas listagens daquela central nazista. Melhor assim. Fucei um pouco mais e descobri outro indexador bem melhor: o Technorati, que além de tudo não exige cadastro.

Nenhum comentário: